Victor Reklaitis
Escritor de Mercados
NOVA YORK (MarketWatch) - A corretora Robinhood atraiu elogios por cobrar US $ 0 por negociações e acumular meio milhão de pessoas em sua lista de espera.
Além disso, a startup levantou pelo menos US $ 16 milhões de investidores como o Google Ventures e Snoop Dogg, e criou um aplicativo móvel slick que pode fazer compra e venda de ações e ETFs tão simples como postando selfies.
Mas torná-lo realmente fácil e até mesmo livre para o comércio não é uma coisa completamente grande.
Isso ocorre porque estudo após estudo mostrou que a maioria dos investidores individuais seria melhor negociar menos em vez de mais.
"Nossa mensagem central é que o comércio é perigoso para a sua riqueza", disse Brad M. Barber e Terrance Odean em um jornal acadêmico bem conhecido.
Eles analisaram 66.465 famílias com contas em um corretor de desconto durante 1991 a 1996, encontrando aqueles que comércio mais conseguiu um retorno anual de 11,4%, bem abaixo do retorno do mercado de 17,9%.
Eles culparam o excesso de confiança dos investidores pelo baixo desempenho e alta rotatividade em carteiras. Estudos relacionados podem ser encontrados aqui e aqui.
O colunista tecnológico Farhad Manjoo, do New York Times, está entre os que levantam dúvidas sobre Robinhood no Twitter nesta semana:
Por que isso é uma boa idéia? As pessoas não deveriam comprar ações individuais. Por que torná-lo fácil móvel barato? T. co/uTfOhjbIHM pic. twitter / ywUrrpU0hb
& Mdash; Farhad Manjoo (fmanjoo) 23 de setembro de 2014
De forma similar, Chuck Jaffe do MarketWatch no ano passado recomendou a exclusão de todos os seus aplicativos de investimento agora.
E décadas antes da era do smartphone, o famoso comerciante Jesse Livermore enfatizou a importância de não comprar e vender estoques demais.
Livermore foi citado como dizendo: "Nunca foi o meu pensamento que fez o grande dinheiro para mim. Sempre foi a minha sessão. Percebido? Minha sentada apertada! "
Note que o aplicativo do Robinhood ainda não foi lançado. De acordo com um artigo TechCrunch que descreve a startup como democratizar o mercado de ações.
Voltando a Barber e Odean, outro artigo deles dá uma visão geral dos comportamentos que prejudicam o bem-estar financeiro dos investidores individuais.
Esses comportamentos incluem uma tendência para "vender investimentos vencedores, mantendo investimentos perdidos", sendo "fortemente influenciado pela atenção limitada e desempenho passado retorno em suas decisões de compra" e uma tendência de "segurar carteiras de ações não diversificadas." Leia o documento completo aqui.
Mais deve-lê de MarketWatch:
No comments:
Post a Comment